Alimento Espiritual

Saudações Peregrino!

Aqueles buscadores ávidos, que procuram viver uma vida espiritual mais profunda, encontrarão aqui os ensinamentos dos antigos Padres do Deserto, que permitem ao aspirante sério, percorrer o Caminho Interior, onde o homem pode, através da Oração Perpétua, também conhecida como Oração do Coração ou Oração de Jesus, reencontrar-se com a Divindade que habita seu coração e tornar-se, novamente, à Sua imagem e semelhança.

Volte sempre, pois novos textos são periodicamente adicionados.

Caso prefira ser notificado por email quando novos conteúdos forem adicionados, informe seu email aqui

Dúvidas?
Encaminhe-as para contato@igrejacelta.org
Suas questões serão respondidas o mais breve possível.


"No século IV dC os desertos do Egito, Palestina, Arábia e Pérsia foram habitados por uma raça de homens.... Eles procuravam um caminho para Deus, que fosse desconhecido e livremente escolhido, não herdado de outros que o haviam mapeado de antemão, eles procuravam um Deus que só eles poderiam encontrar, não um que foi "dado" de uma forma estereotipada  por outra pessoa."
-- Thomas Merton, A Sabedoria do Deserto


  • Um Homem de Deus

    O homem em quem a Palavra dos Evangelhos tornou-se uma realidade, uma experiência da comunhão viva com Deus, uma experiência da vida celestial enquanto ainda na terra.


    Ler mais...



  • Quando podemos ajudar outras pessoas espiritualmente?

    ​Quando podemos ajudar outras pessoas espiritualmente?

    Se nós trabalharmos para corrigir a nós mesmos e olharmos mais atentamente para a nossa atividade "interior" em vez da exterior, dando prioridade à ajuda divina, poderemos ser de maior e mais eficaz ajuda aos outros...


  • Vigilância e Oração

    A cura de nossa mente doente começa com o sacrifício do nosso "homem velho", o corte das paixões, o arrependimento. Ao falar da cura da mente (nous), os Santos Padres colocam muita ênfase na prática da vigilância. Devemos em todos os momentos...


  • A Oração do Coração por Henri Nouwen

    A Oração do Coração

    A oração hesicásta, que leva ao descanso em que a alma habita com Deus, é a oração do coração. Para nós que damos tanta importância à mente, aprender a orar com o coração e a partir dele tem importância especial. Os monges do deserto nos mostram o caminho.



  • A Tentação de Impressionarmos

    A Tentação de Impressionarmos

    Como podemos ultrapassar esta tentação que invade toda a nossa vida? É importante reconhecer que a nossa fome de coisas espectaculares – tal como o nosso desejo de nos evidenciarmos – tem muito a ver com a nossa procura de identidade.




  • O Peregrino Russo

    Relatos de um Peregrino Russo

    Primeiro Relato: Aprendizado da Oração

    Pela graça de Deus sou homem e cristão, por ações grande pecador, por estado peregrino sem abrigo, da mais baixa condição, sempre errando de lugar em lugar. Como pertences, trago sobre os ombros um saco com pão seco, em meu bolso a santa Bíblia, e...